quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

2009/02-02

"http://peadportifolio164222.blogspot.com/2009/11/achei-muito-interessante-vizita-que.html"
"http://peadportifolio164222.blogspot.com/2009/11/em-relacao-valorizar-apalavra-proferida.html"
Hoje, aconteceu um fato que me sensibilizou profundamente: possuo um aluno que é agitado, possui dificuldade de se concentrar, quase não realiza as tarefas, e é extremamente inteligente. Aprende ouvindo, é maduro e tem o pinião formada a respeito de várias questões, como por exemplo a pena de morte, o uso de drogas, o consumo, entre outras coisas.
Chamei este aluno para uma conversa particular, como de costume, pois procuro solicitar aos alunos que conversemos na porta da sala (do lado de fora), para haver certa privacidade. É intimidador, mas ao mesmo tempo respeita o aluno. Conversando com ele, eu solicitei que tentasse concentrar-se afinal de contas são apenas mais duas semanas de aula, e que eu não gostaria de alterar-me com ele nesse momento, pelo pouco tempo que ainda temos para conviver, que esse tempo fosse agradável para todos nós.
Aproveitei e elogiei o aluno, reafirmando que admiro ele e sua inteligência, sua competência, e que como tal ele deveria agir; realizando as atividades, participando das aulas e evitando assuntos que distraíssem seus colegas, afinal nem todos aprendem como ele.
Perguntei a ele se ele estava incomodado com algo, e ele a princípio negou, mas depois falou que estava chateado, quando perguntei com o que ele pediu prá esquecer.
Não insisti nisso naquele momento, mas pretendo descobrir o que o chateia.
Quando voltamos prá sala, ele voltou, sentou fez parte das atividades e sorrindo me disse: " O "sora", obrigado por me chamar de inteligente!"
Fiquei muito comovida e naquela hora reafirmei meu discurso de ter fé no homem, de ser humilde para ouvi-lo e enchergá-lo como indivíduo capaz, distinto e competente.

Nenhum comentário: