quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

2009/02-01

"http://peadportifolio164222.blogspot.com/2009/11/em-uma-atividade-de-linguagem-e.html"

Nesta postagem fiz a afirmação de escolarizamos os textos e os tornamos complexos;
Semana passada fiz um trabalho de interpretação textual com os alunos onde utilizei uma piada de uma velhinha que contrabandiava lambretas.
O que aconteceu foi que grande parte dos alunos não entendeu a piada, ou seja, não entendeu o texto, e são alunos do 5º ano que lêem fluentemente.
Essa é uma demostração de que a escolarização de textos nem sempre dá certo. Minha idéia era de divertir os alunos, e trazer um texto que fosse popular (piada) para interpretar, tornando o trabalho mais prazeroso.
Essa situação nos traz uma amostra de que questões quotidianas, não são necessariamente simples dentro da escola. Que novamente vou afirmar que cada indivíduo compreendeu o texto conforme seus saberes anteriores.
Não debatemos o texto anteriormente, não conversamos sobre seus significados, porque era um trabalho de avaliação individual.
Ler e interpretar o que leu é quem sabe uma das questões mais complexas do ensino.
Porque para interpretar é necessário entender, compreender o que leu, para assim poder pronunciar-se sobre a leitura.

Nenhum comentário: