Segundo Haetinger(2005): “Atualmente, uma discussão pertinente entre os educadores não questiona "o aluno aprende ou não aprende” ou “quanto aprende”, mas está voltada a questões mais amplas como: “de que modo podemos favorecer a aprendizagem?”, “que ações pedagógicas adotamos para facilitar a construção de conhecimentos?” Essa perspectiva qualitativa( e não quantitativa) do ato de aprender é de extrema relevância ao educador, porque ele tem um papel de destaque nas descobertas e na aprendizagem de seus educandos.” Nesse sentido quero relatar como está sendo a experiência de grupos que adotei com meus alunos, eles sentam em grupos e resolvem a maioria das atividades no grupo. Para verificar os resultados e o comprometimento dos grupos fiz reuniões individuais, e questionei-os quanto a funcionalidade dos grupos, quais os benefícios e contribuições. Os alunos afirmaram que estavam achando muito bom, porque dessa forma podem trocar, aprender e discutir sobre a melhor forma de fazer, com seus colegas.
Ainda existem alunos que se sentem injustiçados, pois alguns colegas querem apenas copiar, eu interferi dizendo que o quando o grupo se compromete e resolvem juntos não tem como alguém copiar, ou seja, os alunos que reclamaram saiam na frente dos outros realizando as tarefas, também quebrando um combinado. Acredito que com este método estou auxiliando meus alunos a aprenderem, a sentirem-se parte integrante do grupo, da sala de aula e da escola. Onde estão se desempenhando para contribuírem com a formação individual e dos colegas
HAETINGER, M.G.,O Universo Criativo da Criança,Coleção Criar Vol. 03, Instituto Criar, 2005
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