Passei a adotar o sistema de grupos, na sala de aula, onde, a partir de eleições, escolhemos líderes e combinamos atribuições para eles e para o grupo. O objetivo principal é a produção de conhecimentos, através de parcerias, trocas e discussões.
Segundo Madalena Freire (2005): “A identidade do sujeito é um produto das relações com os outros.” Baseada nesta afirmação, pretendo oportunizar essa formação, já que em grupos estarão em contato direto com os colegas e estarão contando com o apoio deles para sua formação.
Acredito estar oportunizando também o exercício da democracia e da cidadania, uma vez que os alunos deverão expor suas opiniões, e a partir delas formar conclusões do grupo. Notei um comprometimento dos alunos, um compromisso com suas atividades, e também uma alegria, que vem resultando dessa convivência, pelo fato de manifestarem suas idéias perante os temas trabalhados. Estamos dividindo conhecimento, para depois multiplicá-lo.
GEMPA, Grupos Áulicos A Interação Social na Sala de Aula, Editira Pallotti, Porto Alegre, 2005.
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