terça-feira, 22 de junho de 2010

Aprendizagens

Quando falamos de trabalhar os interesses dos alunos, de trazer a realidade dos alunos para sala de aula, parece que estamos sempre nos repetindo e falando o que todos sabemos. Mas hoje, aconteceu um fato interessante na aula de informática: Possuo um aluno que gosta muito de futebol, ele não é o mais dedicado em sala de aula, e andei formando uma parceria com a professora de Educação Física a fim de colocar este aluno no compromisso dos aprendizados, para poder participar de times que representem a escola fora da mesma. Enfim uma prática de cobrança com mais olhos sobre o rendimento desse aluno. Notei uma certa melhora do aluno, mais interesse, e mais comprometimento da parte do mesmo, no geral. Mas hoje, quando fomos a aula de Informática, onde eu havia proposto uma pesquisa sobre a Copa do Mundo, quantas vezes ela aconteceu, quais países campeões, quantas vezes e em quais anos o Brasil foi campeão, entre outra, essa aluno sentou sozinho, (os alunos não podem trabalhar sozinhos pois há 13 máquinas e 24 alunos) mas enfim, esse aluno acabou sentando sozinho, e realizou toda a pesquisa, faltando apenas, a última pergunta que não realizou por falta de tempo. Quando saiu da sala me mostrou o caderno, e eu impressionada elogiei-o muito, e ele disse: "Trabalhei o tempo inteiro, não saí do meu lugar prá nada..." Fiquei muito orgulhosa dele e imediatamente relacionei com o fato de ser sobre futebol, um interesse paticular desse aluno. Claro é muito difícil atingir a todos os alunos de uma vez só, mas nada nos impede de ir variando os assuntos e as formas de abordagens dos mesmos, oportunizando assim aprendizados concretos.

Nenhum comentário: