quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Em uma atividade de Linguagem e Educação, fiz a seginte afirmação: Quando alfabetizamos, temos a intenção de oportunizar ao indivíduo o letramento, ou seja, a funcionalidade da escrita, mas em muitos casos, isso não se dá, pelo mesmo motivo do exemplo dos filhos dos feirantes nas barracas de seus pais, eles utilizam a matemática da vida, em vez da escola, assim, nós utilizamos a leitura/escrita da escola e não a da vida, que seria inserir o letramento no contexto escolar, ou ao contrário.
Embora sempre tenhamos em mente que os indivíduos compreendem o que tentamos dizer, não levamos em consideração que escolarizamos muito das escritas do dia a dia, tornando as fora do contexto, tornamos complexos nossos textos, mesmo sendo nossa intenção trazer a realidade para a sala de aula. Tem-se a intenção, mas não se tem a sensibilidade.
Trabalhar com a realidade do aluno não é simples, pois existem muitas realidades, levando em conta que cada aluno é um sujeito único resultado de sua vivência e relação com a realidade em que vive. Exemplificando minha afirmação, quero trazer um pequeno relato de uma atividade que realizei. Estamos trabalhando os animais, e como atividade fiz um levantamento doa animais de extimação que os alunos têm, em suas casas, e também os que eles gostariam de ter, bem como os animais que eles gostariam de ver, "ao vivo". Os resultamos para os animais de extimação, foram o gato e o cachorro os que mais apareceram, mas existem peixes, patos, ovelhas e até uma vaca na lista. Os animais que eles gostariam de ter apareceu o coelho, o ornitorrinco, o cavalo, entre outros. E um dos mais requisitados para verem ao vivo foi o ornitorrinco, acredito que os alunos estão sendo influenciados por um desenho que está sendo transmitido em uma rede de televisão pela manhã, já que meus alunos estudam à tarde. Estou providenciando imagens sobre o referido animal, já que ao vivo acredito ser difícil.

Um comentário:

Melissa disse...

Uma reflexão muito interessante.
Sabe, penso que para entender melhor o que colocas (para os leigos, como eu, em alfabetização) seria interessante trazeres um exemplo de leitura/escrita da escola e um da vida.
Para que sua colocação fique mais clara seria interessante trazer exemplos, concorda?
Beijos
Melissa