Relendo o meu Portfólio de 2007-02, o segundo semestre, já na primeira postagem encontrei um elemento que incorporei a minhas aulas, que é o de ler por ler, contar histórias por contar sem ter que relacionar aos nossos conteúdos, que foi afirmado na primeira aula de literatura. Lembro-me do prazer que senti nessa primeira aula e nas seguintes, que mesmo sendo a distância instigavam-nos, nos incentivavam, porque eram desafiadoras e simples ao mesmo tempo. Mostrando que o universo de leitura pode ser utilizado de inúmeras formas diferentes.
Este ano li um capítulo por dia para meus alunos, em certas épocas. Li para eles o livro O Menino do Dedo Verde, Os Três Herdeiros e o Fantasma do Tio Onofre. Os alunos me cobram sobre essas leituras, para ler outro livro, mas o tempo ficou restrito porque estamos utilizando a Sala de Aula Virtual, todos os dias, meio turno, e nessa sala temos aula como se fosse nossa sala deu aula, onde eu administro as aulas.
Essas leituras diárias que me auxiliaram a conquistar ainda mais a confiança e a admiração dos meus alunos, porque eu lia para eles por ler, e dizia que era para eles entrarem na história. Como resultado, descobri que um dos alunos mais indisciplinados que eu tenho é um excelente leitor, um dos que mais me cobrava para fazer as leituras diárias. Utilizei esta descoberta para cobrar dele mais disciplina, porque expliquei que sendo ele um menino inteligente, teria que ter inteligência de outras maneiras também. Hoje esse aluno é um aluno relativamente tranqüilo, participativo e ativo em sala de aula. Porque ele reconheceu-se como aprendente, como um ser humano que tem potencial, melhorando sua auto estima e co isto suas atitudes com os outros.
"http://peadportifolio164222.blogspot.com/2007/09/aula-de-literatura.html"
Nenhum comentário:
Postar um comentário