A escola onde atuo, procura estar regulamentada dentro dos novos padrões de concepção de currículo e de avaliação; como mencionei, ela utiliza três tipos de avaliação: diagnóstica, formativa e somativa.
Mesmo estando organizada por regime seriado, o que é uma característica da Escola Tradicional, tenta dar outro enfoque para a avaliação conforme o texto ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA ESCOLA E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM de Maria Beatriz Gomes da Silva, traz: “Mas, nem sempre a organização curricular em regime seriado vem acompanhada de uma avaliação classificatória. Esse avanço ocorre quando a concepção de conhecimento e sua respectiva proposta curricular estão fundamentadas numa epistemologia que considera o conhecimento como uma construção sócio-interativa que ocorre na escola e em outras instituições e espaços sociais.”
Vejo inúmeras tentativas de sairmos da forma tradicional de educar, mas a mais importante, acredito, está além do currículo, não que este não seja necessário, mas está na forma de atuação do professor em sala de aula e de todo a comunidade escolar, e na forma de a educação ser vista por esta comunidade.
Não adianta o PPP ser bonito e condizente com a LBD e com novas tendências de educação e não estar sendo aplicado.
Diante de tantas ações, e tomas de consciência dos professores, vê-se que a educação caminha para mudanças. E em parte percebe-se as mudanças através da forma que a avaliação é feita nas escolas, e o caráter flexível do currículo.
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