terça-feira, 9 de junho de 2009

No texto:EDUCAÇÃO APÓS AUSCHWITZ, Reproduzido de ADORNO, T. W. Erziehung nach Auschwitz, o autor afirma que: "...é impossível pleitear amor
em situações profissionais, como a do professor com o aluno,
o médico com o paciente, o advogado com o cliente. O amor é
imediatista e se opõe decididamente a relacionamentos
arquitetados. "
Diferente do que o autor falou, acredito sim, no amor, acho que o amor ao próximo previne sim, muitos horrores, e que existe amor na relação professor/aluno, sem ele não seria possível educar nos dias de hoje. Podemos impor os limites através do exercício do amor, dessa forma os tornamos compreensíveis e aceitáveis. E o amor ajuda a dar autonomia ao indivíduo, uma vez que ele se aceita, se ama, pode ter mais autonomia porque confia em si mesmo. Já tive alunos que devido a relações de amor entre nós foi que consegui resultados positivos.
A realidade é severa e preocupante, e se deixarmos de lado o que acreditamos; no meu caso, que educo com amor, o que restará? O ceticismo é verdadeiro, mas cabe a quem o pratica, assim como o amor. Cabe a quem o pratica.

3 comentários:

Melissa disse...

Oi :-)
Não sei se entendi bem, mas a idéia do autor é no sentido de CONSEGUIR amor e tu falou no sentido de TRABALHAR com amor. É isso?
Tu discordou do autor, mas ele não entendi que ela estava dizendo que é impossivel trabalhar com amor, mas sim é dificil conseguir amor.
Como você vê a criação deste amor que acreditas ser importante na educação? É simples?

Beijos
Melissa

MAGALI CAPELETTI disse...

oi!
Sabe, não percebo diferença entre um e outro.Ou se tem amor ou não.
Acho que não é difícil conseguir amor, de amar nossos alunos, e a importânicia dele, é a profundidade que se está envolvido com o ato de aprender/ensinar.
O amor torna o compromisso maior, mas intenso.
Não sei se consegui responder...
Beijos! Magali

MAGALI CAPELETTI disse...

oi!
Sabe, não percebo diferença entre um e outro.Ou se tem amor ou não.
Acho que não é difícil conseguir amor, de amar nossos alunos, e a importânicia dele, é a profundidade que se está envolvido com o ato de aprender/ensinar.
O amor torna o compromisso maior, mas intenso.
Não sei se consegui responder...
Beijos! Magali