sábado, 5 de abril de 2008

Oi, andei sumida...
Quero trazer aqui uma parete do texto de Daniela Stevanin Hoffmann - Aprendizagem e Desenvolvimento: Experiências Físicas e Lógico-matemáticas , que diz o seguinte: "Segundo Papert (1980), o ensino da Matemática, tradicionalmente feito nas instituições escolares, é um processo que faz a criança “esquecer a experiência natural da matemática a fim de aprender um novo conjunto de regras” (p.243). Carraher (1989) também caracteriza a matemática escolar como não sendo significativa para o estudante, mas, sim, uma atividade institucional cujo objetivo é que o sujeito realize a tarefa definida pelo professor, saia-se bem em um exame, preencha o tempo na escola ou, até mesmo, aprenda Matemática. "
Esta é uma questão muito séria que, que traz questionamentos muito profundos sobre a forma que trabalhamos em sala de aula. Como já vinha refletindo sobre essa diferença de aprender, do aprender da escola e o aprender da vida e de quão distante está a escola da realidade.
Me questiono também que tipo de atividades concretas devo oportunizar para meus alunos para que eles possam usar o que já sabem para fundamentar seus novos conhecimentos.
Até mais, Magali

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