Achei muito interessante a atividade que realizei com meus alunos sobre os desenhos das palavras, modifiquei algumas, acrecentei vida, sol, flor, amigo, tendo em vista que meus alunos são de 2ª série de 8 anos. E retirei algumas palavras.
Objtive com este exercício diagnóstico de como as alunos pensam algumas situações do quaotidiano em relação à ciência. Pude compreender que os alunos formam conceitos através de cituações que vivenciam em seu dia-a-dia, sendo necessário aperfeiçoar estes conhecimentos.
Trago um exemplo disto quando meus alunos representarem luz, todos os alunos fizeram desenhos de lâmpadas, ou seja, eles não tem o conceito de luz natural.
Outra coisa que chamou-me a atenção foi o fato do desenho das flores, onde as meninas capricharam muito mais que os meninos, foram muito mais detalhistas, nesse caso aponto quanto preconceito está enraizado nesse diagnóstico, pois a tendência machista de reprimir o desenho de flores já está formulado nestes meninos tão jovens ( entre 7 e 9 anos);
E assim podemos verificar muitas outras coisas que os alunos trazem em seus desenhos...
Um abraço Magali.
Nenhum comentário:
Postar um comentário