quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Achei muito interessante a entrevista da Professora Tânia, quando ela fala que para as crianças o brincar é o seu trabalho e que quando ficamos adultos o trabalho vira, ou deveria virar nosso brinquedo. Muito interessante essa questão, porque penso que deveria haver um tipo de valorização ao trabalho, na escola, sei que é mais uma carga para a escola, mas penso que se o sujeito for extimulado a ver o trabalho com prazer, com alegria, como uma forma de ser útil para a comunidade que está inserido e até mara o mundo, porque não? Será que essa visão que o trabalho é algo difícil, cansativo e até um castigo, será que a visão sobre o trabalho não iria mudar? Tento levantar questões desse tipo em sala de aula, sobre o tipo de trabalho que os alunos realizam, sobre a responsabilidade pessoal, sobre a parceria em sala de aula e em casa, coisas simples, mas que acreditam ajudam a modificar essa visão.
Outra coisa que achei muito, muito legal, foi sobre os esportes de massa, sobre a quantidade de pessoas em um estádio vendo os outros jogar e estarem se divertindo... Isso é até engraçado, o que o mundo moderno fez conosco? Vamos torcer para algum ganhar enquanto poderíamos estar organizando o nosso próprio jogo e sermos nós mesmos os vencedores...
São questões sérissimas, que precisamos atentar, para ir questionando, ir interando nossos alunos sobre elas, ir semeando questionamentos, para quem sabe no futuro haverem efetivas mudanças.

Um comentário:

sheilahahn disse...

Muito significante e importante as questões, as reflexões que você desenvolve com os seus alunos, pois urge a necessidade de fomentar a autonomia, a criticidade em nossos alunos, enfim ensina-los a pensar, pois a escola não pode ser uma simples engrenagem da sociedade, a escola precisa ser um mecanismo de transformação desta sociedade.

Um abraço, Sheila