Hoje aconteceu algo muito interessante em minha aula...
Trabalhei um texto sobre os sinais de pontuação, um onde os sinais tem uma certa desavença, para descobrirem qual deles é o mais importante; eu havia planejado fazer uma interpretação oral, comentando com os alunos o texto e após, alguns exercícios; enquanto eu ouvia a leitura dos alunos, imaginei que seria interessante fazer uma interpretação, uma encenação do texto, onde cada aluno seria um sinal de pontuação e haveria um narrador, nesse momento decidi modificar o plano e realmente interpretar ao texto. O resultado ficou muito bom. Pena que não havia levado máquina fotográfica pra registrar, ao final questionei eles se haviam entendido o texto, e todos disseram que era uma discussão dos sinais de pontuação. Este era o meu objetivo principal, que os alunos compreendessem o texto e também que conhecessem, reconhecessem os sinais de pontuação e sua utilidade.
Acredito, que esta seja uma forma de trazer dinamicidade e porque não dizer a realidade para a ala de aula, pois desta forma os alunos passam a fazer parte do contexto, eles são o contexto, e não apenas observadores passivos do que está sendo trabalhado.
O teatro, a interpretação é uma forma de arquitetura pedagógica, que auxilia no desenvolvimento do indivíduo como um todo, cognitivamente e fisicamente, uma vez que permite expressões e movimentos ilimitados.
Um comentário:
Oi Magali! Parece que foi uma aula muito interessante. Penso que te ofereceu idéias para o andamento do trabalho. Abração!!
Postar um comentário