As exigências do currículo são imensas, existem muitos conteúdos a serem desenvolvidos, e como tornar estes conteúdos atrativos aos alunos e como oportunizar aprendizados concretos desses conteúdos é uma questão que abordo diariamente na minha reflexão sobre as aulas. Perante estes questionamentos, resolvi fazer uma adaptação de uma estrutura pedagógica que utilizamos na em nossas aulas que são os Projetos de Aprendizagens. Propus uma parceria com minha colega do 5º ano, pois para contemplarmos todos os itens deste projeto seria preciso mais alunos envolvidos. Nossa questão inicial foi: Quem são os municípios do Vale dos Sinos? Esta resultou do conteúdo específico que esta previsto para esta série, e uma vez que os alunos necessitam ter estes conhecimentos, acredito que quando eles se engajam na pesquisa das respostas, fazem parte do plano de aula, eles sentem-se parte do processo de aprendizagem. Eles estão indo atrás dos “conteúdos”, e é diferente conquistar, descobrir um conhecimento do que recebê-lo impresso, e ter que interpretá-lo.
Já observo movimentação e angústia a respeito da pesquisa, uma vez que a aula inicial da pesquisa não foi possível já que a Internet da escola não estava disponível para o nosso uso no dia marcado.
Alguns alunos falaram até de ir a Lan House, para pesquisar.
O desenvolvimento dele, tem como proposta cada aluno pesquisar uma cidade, para depois montarmos em conjunto um Power point com os resultados para uma apresentação aos colegas, direção e bibliotecária da escola.
Um comentário:
Oi Magali!! Pelo visto as idéias já estão sendo colocadas! Espero que essas idéias iniciais possam te guiar na tua proposta de estágio. Abração!!
Postar um comentário