segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Sobre brinquedos e brincadeiras, achei muito interessante o questionamento que nos foi feito sobre o assunto: Sala de aula é lugar de brincar? A partir desse questionamento e da leitura sobre o tema que criticava, em parte, os jogos didáticos, fequei refletindo e pude constatar que esse brincar está além do
manuseio de jogos, que esse brincar esta nas relações da sala de aula, em como o professor lida com esse brincar, em como transformamos e transportamos para o universo infantil temas que em grande parte são complexos para os alunos, mas que através das inter relações ludicas conseguimos atingir.
Não quero dizer que transformamos em "inho" as coisas, que tiramos sua importância, mas que de forma sutil, alegre, brincalhona lidamos com assunto sérios.
Rubem Alves fala em seu livro: Educação dos Sentidos pág.66 o seguinte: "... Repentinamente percebi que a primeira tarefa do professor é, à semelhança dos pregos, entornar a sua "disciplina"(...) para transformá-la num brinquedo que desafie a inteligência do aluno."

Um comentário:

Jobove - Reus disse...

very good blog, congratulations
regard from Catalonia Spain
thank you