sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Quando estudamos o planejamento em Didática, ressaltei a auto-avaliação como sendo um instrumento que eu utilizava quase que diariamente nas minhas aulas, repassando o que deu certo, refletindo sobre o porquê de algo que planejei não ter dado certo como eu esperava, sobre algumas reações dos meus alunos, sobre de que forma posso trabalhar tal conteúdo que certo aluno não conseguiu compreender, sobre algo que os alunos me falaram que mudou o rumo da aula; acho muito importante esta auto-avaliação, embora eu não faça registro dela, mais por falta de tempo que por não achar necessário.
É com base nessa auto-avaliação que eu planejo minhas aulas seguintes, pois acredito que a reflexão sobre a prática norteia ainda melhor nossas práticas.

4 comentários:

Melissa disse...

Concordo, mas acredito no registro como uma ferramenta de pesquisa para este processo. Consegues guardar na memória as reações e dificuldades de teus alunos? Não faz nenhuma anotação?

Beijos

Melissa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
MAGALI CAPELETTI disse...

oi Melissa!
Sim, consigo guardar na memória, atualmente tenho 23 alunos, e em outros anos tinha, 50, 45, e estamos um turno inteiro com eles, interagindo, trocando; então fica fácil de guardar as dificuldades.
Um abraço!
Magali

MAGALI CAPELETTI disse...

oi Melissa!
Sim, consigo guardar na memória, atualmente tenho 23 alunos, e em outros anos tinha, 50, 45, e estamos um turno inteiro com eles, interagindo, trocando; então fica fácil de guardar as dificuldades.
Um abraço!
Magali