sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Num trabalho em que lemos Comênio fiz as seguintes relações com minha forma de trabalho: Em minha forma de trabalho, relacionando imagens à letras e sons, é uma das idéias de Comênio. Encontramos outros elementos, como quando menciona que “o aluno é de fundamental importância”, estamos retomando esse discurso, através de Projetos de Aprendizagens, que é sobrepujado pelos conteúdos previsto no currículo e pelo interesse que o professor tem de ensinar. Outro elemento que vemos nas escolas é o de aprender a fazer fazendo, através de experimentos, de exercícios de desafios, de reflexões e ralações com a realidade do aluno. Um recurso que utilizo também é o de intercalar as aulas com atividades prazerosas, Com atividades que tenham música, desenhos, diálogos, que também estão originadas na pedagogia de Comênio, ressalto a “hora do recreio” que nada mais é do que uma pausa, para descanso” implícita nessa pedagogia. Outro elemento que é interessante é a menção que faz á educação igualitária entre os sexos, onde vemos ainda hoje, distinção entre meninos e meninas, seja pelas brincadeiras, seja pela forma de abordar (Sr., eles quando a maioria é de meninas...) Quero ressaltar também, a idéia que Comênio trazia sobre a relação entre professor e aluno, onde afirmava que “...o bom relacionamento entre professor e aluno como fundamento para a aprendizagem do aluno.” Sabemos que quando existe diversidades entre alunos e professores o resultado do trabalho certamente é comprometido.

Nenhum comentário: