terça-feira, 10 de novembro de 2009

A principal característica a se ressaltara respeito de EJA é a de que são alunos diferentes entre si; são grupos heterogêneos, mesmo que apresentem características em comum, como o fato de não serem crianças, serem resultado de evasões anteriores, na maioria são provindos de classes baixas, trabalhadores rurais e filhos de trabalhadores rurais, geralmente trabalham durante o dia e freqüentam a escola à noite, possuem empregos com remuneração mais baixa; ambicionam uma possível mudança em suas vidas a partir dos estudos. Conforme afirma Oliveira, pág. 72 “...Tal grupo se define como relativamente homogêneo ao agregar membros em condição de “não-criança”, de excluídos da escola, e de pertinentes a parcelas “populares” da população, pouco escolarizada e inserida no mundo do trabalho em ocupações de baixa qualificação profissional e baixa remuneração.”
Sendo grupos com qualidades tão particulares, indiferente ao programa adotado pelo professor em questão, necessário se faz o conhecimento individual desses alunos, “fundar-se no amor, na humanidade, na fé nos homens” Freire, 2005, com base no diálogo, e ser sobretudo sensível a realidade de sua classe.

Um comentário:

Melissa disse...

Magali,
são ótimas as tuas colocações :-). Uma provocação ;-) : como pensa que poderia acontecer este conhecimento individual desses alunos? Alguma atividade? Como pensa a dinâmica da aula para que isto aconteça?
Beijos
Melissa