sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Quero falar de uma forma muito interessante de trabalho que fiz com meus alunos de 2º ano, meus alunos tem entre 7 e 9 anos; de uma descoberta que fiz ouvindo o que eles falam... É a respeito de como auxiliar os alunos na produção textual, para compreensão dos parágrafos, os alunos me apresentaram uma relação, ou seja uma forma de assimilar uma aprendizado a partir de outro que eles já tinham. Ao longo do ano trabalhei muito com poesias, poemas, falamos muitas vezes sobre rimas, versos e estrofes. Tanto que se as vezes passo no quadro, eles me perguntam: "Quantas estrofes tem?" Até aí, tudo certo, me mostravam que tinham entendido o que eram as estrofes de uma poesia; Esta semana quando fui começar a explicar a escrita de textos utilizando parágrafos, pois estou procurando estruturar melhor os textos que eles produzem, eu estava no meio da explicação sobre porque passar para o outro parágrafo, quando um aluno falou: “É como se fosse outra estrofe da poesia, só que agora é história. Tem que deixar linha em branco?” Achei fantástica a relação dele! Porque é uma forma de compreensão que eu nunca tinha me dado conta. Usei a fala dele para continuar a explicação e acredito que a maioria da turma conseguiu compreender a aplicação dos parágrafos na escrita.

Um comentário:

Melissa disse...

Realmente fantástico :-)
Beijos
Melissa