sexta-feira, 20 de novembro de 2009

A partir do texto de Hernández & Monteserrat (1998), fiz a seguinte reflexão:
No trabalho com projetos fica clara a existência de uma didática democrática, Onde todos participam ativamente, comprometidos com o resultado final, e também com o aprendizado que fica sutilmente subentendido, pois os conteúdos não são prioridade e sim o que e de que modo se aprende.
Na afirmação de Dewey: “As idéias só tem importância desde que sirvam de instrumento para a resolução de problemas.” É muito interessante, quando temos por objetivo uma sociedade onde existam pessoas com iniciativa, que respeitem a democracia e que auxiliem o próximo de forma a ser úteis para sua comunidade, dando sentido a existência humana. Quando se utiliza projetos, nota-se que se tem o objetivo de educar a criança como um todo, respeitando seus limites, valorizando seus conhecimentos e sua capacidade cognitiva, bem como estimulando novas curiosidades e posteriores aprendizados.
Outra frase do texto que me chamou muito a atenção foi: “ O objetivo da escola deveria ser ensinar a criança a viver no mundo.” E refletindo sobre a minha prática, fiquei pensando em como posso contribuir para que isto aconteça. Foi onde me lembrei de uma situação que vivenciei em minha sala de aula, onde ainda estamos trabalhando com “fuxicos” (florzinhas feitas a partir de retalhos de tecidos).
Uma aluna veio conversar e disse que tinha aprendido a fazer os fuxicos com a sua avó, então lembrei que poderia ensiná-la a fazer florzinha, a princípio achei que somente ensiná-la-ia no dia seguinte e pronto. Mas quando a turma nos viu cercadas de retalhos coloridos, todos quiseram aprender a fazer as tais florzinhas. Umas meninas disseram que somente elas iriam fazer, pois flores são coisas de meninas e costuras também, foi quando um aluno disse que poderia aprender para ensinar para suas mães ou dar a flor de presente para elas. Para concluir, a aluna que ensinei inicialmente está vendendo para toda escola as florzinhas que ela e sua mãe fazem, e existem outras fazendo florzinhas para dar de presente. Os meninos estão fazendo suas flores também, e uma mãe de um doa alunos me disse que não acreditou que tinha sido ele quem fez.
Esse foi um exemplo, de ensinar a criança a viver no mundo, porque utilizei uma vivência para ampliar o conhecimento e aumentá-lo, uma vez que estamos agora falando sobre quantas florzinhas conseguimos fazer em 1 metro de tecido.

Um comentário:

Melissa disse...

Uma ótima prática. Parabéns!
Bjs