quinta-feira, 18 de novembro de 2010

2008/01-02

Algumas questões desse semestre foram de imensa importância para o aperfeiçoamento de meu trabalho, nas áreas de Ciências, Matemática e Estudos Sociais, estruturando pensamentos inovadores que eu já vinha cultivando, a dar mais importância para a vida, para o dia a dia, para o que está a nossa volta, tornando o aprender parte da vida.
Em TICS e Seminário Integrador, aprendi a confiar e acreditar nas capacidades das dúvidas, sendo elas que movimentam o aprendizado.
Nesse semestre a interdisciplina de TICS me estimulou a produzir mais com os alunos nos laboratórios de informática das escolas em que eu trabalhei, e nesse ano trabalhando com a primeira Sala de Aula Digital de Sapiranga, sei que foram esses incentivos iniciais que possibilitaram-me saber o que sei, Não domino todas as ferramentas, tenho dúvidas, e quando elas aparecem não me sinto insegura, como a um tempo atrás, mas sim estimulada para ir em frente.
Recursos que nos foram apresentados, como o Google Eart, e mais tarde o Google Maps, estão em minha lista de conteúdos. Pois os utilizo para os alunos visualizarem suas casas, seu bairro, a escola. É um recurso excelente, dinâmico e prático, que possibilita diversas construções e conclusões.
Revendo as postagens da Interdisciplina de Ciências relembrei uma aula presencial onde o professor utilizou desenhos nossos de uma letra de música para ir passando num retroprojetor, funcionando como as ilustrações da música. Lembro-me de um sentimento que tive nessa aula, de uma valorização da sensibilidade. E certamente esta passou a fazer parte de minhas aulas, porque a sensibilidade é uma condição que ao ser despertada em nosso aluno auxilia nas aprendizagens.
Este foi o semestre em que fomos levadas a realizar perguntas pelo Seminário Integrador IV. Desestruturando nossos conceitos e revelando uma forma de trabalho diferente, onde a partir da curiosidade, de perguntas desenvolveríamos nosso trabalho.

http://peadportifolio164222.blogspot.com/2008/04/oi-andei-sumida.html

http://peadportifolio164222.blogspot.com/2008/06/interessante-e-desfiadora-idia-de.html

http://peadportifolio164222.blogspot.com/2008/06/achei-muito-interessante-aula.html

Nenhum comentário: