quarta-feira, 3 de junho de 2009

Estive refletindo sobre o fato de "ver um aluno", muitas vezes ouvimos essa afirmação, a forma como o professor vê o aluno é extremamente importante para o seu desenvolvimento ao longo das aulas, ao longo de um ano letivo. Refiro-me aos rótulos que os alunos carregam...
Num caso bem específico, comprovei esse fato; Em minha escola uma aluninha muito agitada e que "não parava nunca" segundo sua professora anterior, que "não tinha jeito", e que "também com a mãe dela, que a gente chama e não toma providência nenhuma, como vai mudar..."
Pois bem neste ano esta aluna está com outra pessoa, minha colega também, que não rotulou, recebeu-a igualmente como os outros, que teve dificuldades de adaptação no início com a aluna, mas que me disse o seguinte: "Sabe, ela põe um monte dos meus alunos no bolso... É agitadinha, mas está ligada, tem coisas que tem dificuldade, mas acredito nela... Falei com a mãe e ela vai procurar um médico para fazer exames..." E, vejo a mãe vindo buscar a aluna para irem ao médico, justificando faltas da aluna por consequência das consultas...
Pois, afirmo que a forma com que o professor atua, aborda, encara seus alunos, quando ele valoriza seus alunos como seres humanos, dessa forma certamente seu trabalho tem maiores resultados.
Pergunto: A aluna mudou? Não, a forma com que ela foi vista é que foi modificada.
Isso é algo que devemos nos dar conta enquanto professores.

Um comentário:

Melissa disse...

Ótima colocação Magali :-)
Adorei...
O assunto bem argumentado e evidênciado nesta postagem.
Parabéns
Beijinhos
Melissa