sábado, 19 de dezembro de 2009

Faço, em algumas oportunidades, situações de hora do conto, onde os alunos preparam contações de histórias para seus colegas. Já no dia a dia, procuro manter diálogos significativos sobre os fatos ocorridos no dia-a-dia dos meus alunos. Acredito que este relatar de fatos também é rico e traz consigo a descrição de como o aluno vê o mundo que está inserido, como ele se relaciona com ele.Quando fiz a gravação do relato da história da Luiza, fiquei com vontade de gravas os meus alunos contando suas histórias e depois de editá-las, mostrá- las para eles.
Esta atividade levou-me a questionar quanto eu dava espaço para esta prática em sala de aula, e de sua importância para o desenvolvimento tanto da oralidade quanto da criatividade dos mesmos. E são de suma importância para a produção de textos futuros, uma vez que oferecem pré-saberes, que auxiliarão os alunos em seu raciocínio para a escrita.

Nenhum comentário: